É claro que, cada empresa possui sua própria negociação com os transportadores; então, nada de procurar tabelas prontas na internet. No entanto, não existe motivos para quebrar a cabeça, o importante é entender o racional do calculo de frete; o que explicaremos logo abaixo, por etapas. Antes, tenha ciência dos principais itens que compõem o total do frete:
'1 CARACTERÍSTICAS DO BEM TRANSPORTADO:
a - valor da mercadoria | necessário para calculo de componentes do frete como GRIS e AD VALOREM.
b - peso total da nota | necessário para calculo do frete peso
Outra informação extremamente importante é a cubagem da mercadoria que será transportada, que pode ser fornecida, via documentação, pelo embarcador ou calculada através das dimensões da mercadoria (LXCXA).
c - dimensões da mercadoria | para saber a cubagem é preciso multiplicar largura x comprimento x altura. esta informação é necessária para calculo do frete peso. Detalharemos mais abaixo.
'2 ORIGEM E DESTINO
'3 IDENTIFICAÇÃO DO CASO E TABELA/TARIFA
Um empreendedor mineiro está prestes a inaugurar sua fabrica de calçados LOGFOOT. Baseado em estudos preliminares, entendeu que, a melhor localização para a pequena fabrica seria a região metropolitana de Belo Horizonte-MG. A fabrica atenderá lojas de calçados de toda a Região Sudeste do Brasil.
O empreendedor, sabendo que teria pequenos pedidos para inúmeras lojas de diversas localidades, resolveu contratar transportadoras que ficariam responsáveis por estas entregas. Depois de um longo processo de cotação e negociação com fornecedores de transporte (transportadoras), ficou estabelecida, em contratos, a tabela de frete abaixo:
'4 CALCULO DOS COMPONENTES DE FRETE
FRETE PESO: O primeiro passo é identificar o peso que será considerado no calculo, já sabemos que, o peso real é de 1 KG X 100 caixas, ou seja, 100 quilos. Mas, para cacular o frete, deve-se considerar também o peso cubado e utilizar o maior entre eles para fazer a conta.
O peso cubado é o resultado da cubagem multiplicado pelo fator de cubagem que, no frete rodoviário, o padrão é 300. Sendo assim, para o exemplo mencionado acima resolvemos da seguinte forma:
Se voltarmos a tabela (que está no tópico acima), vemos que o frete ton. (tonelada) negociado para o destino São Paulo (capital) é de R$ 400. Então, para saber o frete peso, basta dividir os R$ 400 por mil e multiplicar pelo peso (480 KG). O frete peso é de R$ 192.
GRIS: O calculo do Gris ocorre sobre o valor da nota fiscal, sabendo que cada par de calçado está sendo vendido por R$ 75 e que são 100 pares; basta observar a tabela negociada (0,20%) e multiplicar pelo valor total da nota (R$ 7.500). Neste exemplo, o GRIS é R$ 15.
AD VALOREM: O calculo do AD VALOREM também ocorre sobre o valor da nota fiscal, sabendo que cada par de calçado está sendo vendido por R$ 75 e que são 100 pares; basta observar a tabela negociada (0,20%) e multiplicar pelo valor total da nota (R$ 7.500). Neste exemplo, o AD VALOREM é R$ 15.
TAXA DE ENTREGA: É uma taxa fixa adicionada ao CTE e compõe o valor total do frete. Veja que neste cenário, o transportador irá fazer a coleta de 100 pares de calçados, no entanto, a entrega ocorrerá em um mesmo local, ou seja, para todo volume coletado, há apenas uma entrega. Então, será cobrado apenas R$ 50.
PEDÁGIO: Comumente, é aplicada a cada 100 KG (mas, depende da negociação que foi realizada), em nosso exemplo, como vimos, estamos falando de 480 KG (já calculamos anteriormente). Sendo uma tarifa paga a cada 100 KG, para os nossos 480 quilos teremos que pagar 5 vezes o valor negociado em tabela. Olhando a tabela negociada, o pedágio foi acordado em R$ 1, como tenho que pagar cinco vezes, será 5 X R$ 1, ou seja R$ 5.
'5 CALCULO DO IMPOSTO
ISS ou ICMS?
E a alíquota?
Calculando o imposto
Baseando se na tabela de alíquotas de ICMS, vemos que devemos considerar 12% de imposto sobre o valor de frete que já calculamos. CUIDADO, não basta multiplicar o valor de frete por 12%.
Um erro muito comum é, calcular 12% sobre os R$ 277 e achar que a conta está certa. Neste caso, o transportador estaria perdendo dinheiro.
- 12% de R$ 277 é igual a R$ 33,24 | ou seja o valor que o transportador recebe da LOGFOOT é R$ 310,24.
- O transportador, terá que prestar conta ao fisco e deverá pagar 12% de imposto sobre o faturamento (que foi R$ 310,24).
- O problema é que 12% de R$ 310,24 é igual a R$ 37,23, ou seja, maior que o valor de imposto que ele recebeu da LOGFOOT.
- O transportador teria que utilizar R$ 3,99 do seu frete + os R$ 33,24 que recebeu referente a imposto para, assim, compor a sua obrigação com fisco.
Para chegar ao valor total (com imposto) que o transportador deve cobrar do embarcador a conta deve ser conforme abaixo: