Por que logística?

ADMINISTRADORES: Quando olhamos para os lados percebemos o quanto o mundo está acelerado, pessoas correndo e falando ao celular, carros indo e vindo, mas o que a logística tem a ver com isso?

Todos os profissionais de logística trabalham em um ritmo acelerado a todo o tempo, vamos citar alguns exemplos.

A logística agrícola deve fornecer todos os insumos e implementos para as lavouras se prepararem para o plantio, quando ocorre a safra (colheita) começamos uma jornada incansável de carretas e caminhões trafegando pelas estradas de nosso Brasil, o transporte agrícola deve ser rápido, pois em alguns casos estamos falando de frutas e verduras, onde os prazos de validade destes itens são extremamente curtos, os abastecimentos das agroindústrias com todos os tipos de produtos, após este tipo iremos para armazenagem.



Quando falamos em logística de armazenagem as operações também ocorrem de maneira acelerada, são mercadorias chegando para o estoque, mercadorias saindo para separação para o cliente. Em alguns segmentos como o de atacado, o giro de mercadorias é muito alto, com isso temos um verdadeiro exército trabalhando como operadores de empilhadeiras, estoquistas, conferentes, separadores de mercadoria e também contamos com a equipe de expedição que irá realizar toda a etiquetagem e carregamento dos veículos, vamos seguir para a distribuição.

A logística de distribuição contempla a distribuição de determinado produto, seja em uma área especifica ou em todo território nacional. Nesta etapa é necessário o planejamento de qual tipo de veículo utilizar como por exemplo, em grandes centros urbanos temos que utilizar os VUC (Veículos Urbanos de Carga), este tipo de veículo tem uma capacidade de peso baixa, em contrapartida são veículos menores e maior versatilidade. Normalmente as empresas possuem centros de apoio nestas cidades e realizam o transbordo de carretas para os veículos menores. A realização de entregas em grandes centros está ficando cada vez mais complexa, alto fluxo de veículo, diminuição de vagas de carga e descarga, restrição de tráfego.

Todos os dias milhares de pessoas estão envolvidas em algum ponto da cadeia logística para dar conforto e alimento aos cidadãos do país maravilhoso chamado Brasil. ## FERREIRA, R.M. ##